22 de janeiro de 2013

Iogurte para afinar a cintura.

A pesquisa – mais uma que comprova o efeito seca-gordura do cálcio – nem foi feita com a versão light da bebida, riquíssima nesse mineral. Mas deverá ser uma das próximas etapas da investigação conduzida na Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos. Imagine, então, os ganhos de quem inclui no dia-a-dia essa delícia azedinha feita com leite desnatado! E nem precisa exagerar na quantidade. Três porções de iogurte integral já reduzem praticamente à metade a quantidade de gordura corporal.

Nem todos os mecanismos por trás desse efeito já foram desvendados. No entanto, já se sabe – e sem a menor sombra de dúvida – que o cálcio interfere nos adipócitos, ou células de gordura.

O mineral bloqueia as enzimas envolvidas na sua formação e ainda é capaz de estimular o corpo a usar a energia em forma de gordura, o que leva à perda de peso. Essa não é a única explicação para o poder emagrecedor do nutriente. Um estudo que começa a ser realizado na Universidade de Maryland, também nos Estados Unidos, pretende reforçar o currículo de peso do cálcio, com o perdão do trocadilho. Isso porque ele teria a capacidade de reter alguns hormônios – ainda não se sabe quais – responsáveis pelo armazenamento de gordura. O leite e seus derivados teriam o mesmo efeito? Em tese sim. Mas, não custa lembrar, os últimos estudos – e com obesos – foram feitos com o iogurte. Cada copo tem 400 miligramas de cálcio, um terço das necessidades diárias. A mesma quantidade da bebida fornece 10% do que precisamos de proteína, o alimento preferido dos nossos músculos. E, quanto mais massa muscular, maior a queima de gordura.

Além de sorver seus goles, faça dessa bebida magrinha o ingrediente mais que saudável de vários pratos – doces e salgados. Uma boa dica é substituir o creme de leite, que conta 245 calorias em 100 gramas, pelo iogurte desnatado, que só tem 40 na mesma quantidade. E você ainda tira proveito desse alimento funcional para a saúde como um todo. Graças à população de cerca de 6 milhões de bactérias em cada mililitro, os famosos probióticos, o aparelho digestivo fica livre de encrencas como a diarréia e a prisão de ventre. Sem contar seu poder de prevenir certos tipos de câncer no estômago.

Enfim, consuma sem moderação e boa saúde!

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0303/corpo/conteudo_390224.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário