20 de dezembro de 2013

Proteína é essencial. Saiba porque.


















As proteínas são substâncias essenciais para o nosso corpo. Não são armazenadas pelo organismo como as gorduras e devem ser ingeridas diariamente. Estão presentes em todas as células dos organismos vivos. 
Suas principais funções são:
. Construção e manutenção dos tecidos (pele, unha e cabelos);

. Formação de enzimas, hormônios e anticorpos;

. Fornecimento de energia;

. Regulação de processos metabólicos (funcionamento orgânico);

. Transporte de vitaminas e minerais.

As proteínas podem ser divididas em fibrosas e globulares.

As proteínas fibrosas incluem a queratina (proteína do cabelo e das unhas), a fibrina (proteína do sangue), a miosina (proteína do músculo) e o colágeno que é o principal componente do tecido conjuntivo (encontrado na pele, cartilagens, nos ossos e tendões).

As proteínas globulares estão presentes nos fluídos orgânicos e nos tecidos como: a caseína no leite e o iogurte, a albumina no ovo, 
no sangue nas albuminas e globulinas, bem como nas globulinas das sementes do feijão e da soja.

As proteínas são constituídas por blocos menores chamados aminoácidos, que são divididos em: essenciais e não essenciais.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo não é capaz de produzir, por isso precisamos obtê-los através da alimentação. Já os aminoácidos não essenciais são também importantes, mas o organismo é capaz de produzir.

As proteínas de origem animal são consideradas alimentos de ALTO VALOR BIOLÓGICO, pois contém grandes quantidades de aminoácidos essenciais. Já as proteínas de origem vegetal, são considerados alimentos de MENOR VALOR BIOLÓGICO, por conter pequenas quantidades de aminoácidos essenciais.


Assim, considere cada vez mais a fonte de proteína que você escolhe para seu corpo. Imagine que só os melhores combustíveis, fazem a "máquina" rodar bem e sem ter que parar na oficina mecânica para reparos. Conte com a Atilatte para aumentar cada vez mais sua "quilometragem". Boa proteína pra você!

Fonte: Nutricionistas Daniela Oliveira Magro e Mirian Ueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário