É irreal imaginarmos que a substituição do cálcio do leite, possa ser feita simplesmente através da ingestão de legumes ou verduras que também contenham a substância. A metabolização do cálcio pelo organismo humano é extremamente complexa e depende de uma série de fatores químicos, entre enzimas e outras substâncias, para que o mesmo possa ser absorvido de maneira proveitosa pelo corpo.
Nenhum outro alimento chega perto do grau de absorção de cálcio pelo ser humano, quando comparados com os níveis alcançados pelo leite e pelos iogurtes.
Outro fator importante lembrado pelo Dia Mundial do Leite, é a questão social: a produção e fornecimento de leite garante muitos empregos nas áreas rurais, promovendo a retenção de importante parcela da população no campo, evitando a migração para grandes centros urbanos. Isso, além de gerar muitos empregos também na indústria de beneficiamento e derivados, exercendo grande influência na economia de nosso país, com uma produção que em 2013 ficará próxima a 36.000 milhões de litros ao ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário